Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Governo do Estado inaugura duas Delegacias de Polícia Civil no Interior

Projeto de interiorização da polícia judiciária entregou 17 delegacias em diversas regiões do Estado.

O Governo do Estado inaugura esta semana mais duas delegacias de Polícia no interior do Estado. Nesta trça-feira (13) será em Pentecoste, e quinta-feira (15), Pedra Branca. Pentecoste, localizada na região Norte do Estado, a 89 quilômetros de Fortaleza, vai ser o 16º município cearense a receber uma delegacia de Polícia Civil. Pedra Branca, localizada na região Centro-sul, que fica a 262 quilômetros de Fortaleza, será o 17º município.

Cada delegacia inaugurada segue um padrão inovador e moderno instituído pelo governo estadual. Com instalações modernas e confortáveis, além de dois veículos tipo Hilux, modelo SRV, sendo um para a Polícia Civil e outro para a Polícia Militar. Estes equipamentos irão possibilitar assim um melhor atendimento à população, garantindo um trabalho mais efetivo das polícias civil e militar, o que tende a otimizar as ações preventivas e repressivas, proporcionando uma sensação de segurança a população daqueles municípios.



O projeto de interiorização da Polícia Civil prevê a construção de 50 novas delegacias até o final da atual gestão. Deste total 17 delegacias foram inauguradas em todo interior do Estado. As prioridades são aqueles municípios que não contam com a estrutura de uma unidade da polícia judiciária.

Saiba Mais:
Delegacias Inauguradas (17): Parambu, Viçosa do Ceará, Lavras da Mangabeira, Ipueiras, Mauriti, Tamboril, Guaraciaba do Norte, Massapê, Caririaçu, Santana do Acaraú, Trairi, Amontada, Itarema, Missão Velha, Milagres, *Pentecoste e *Pedra Branca.

Delegacias em execução (3): Várzea Alegre, Aurora e Granja;

Delegacias com Obras em execução (21): Varjota, Pacujá, Coreaú, Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Alto Santos, Jaguaretama, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Pindoretama, Chorozinho, Orós, Araripe, Independência e Banabuiu.

Serviço:
Inaugurações:

Pentecoste – Terça-feira às 10 horas

Rua Antônio Martins Bandeira – S/N Bairro: Acampamento

Pedra Branca –Quinta-feira às 10 horas

Rua Sebastião Pinto Melo –S/N Bairro: Riso do Prado

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza I Torneio de Xadrez

Emanuel Soares (São Gonçalo do Amarante ) – A Secretaria da Juventude, Esporte e Cultura (Sejec) de São Gonçalo do Amarante está promovendo o I Torneio Municipal de Xadrez. O certame foi aberto nesta manhã de terça-feira e vai até quinta-feira, no ginásio poliesportivo Senador Waldemar Alcântara, a partir das 8 horas.

Além de proporcionar diversão e lazer para crianças e adultos, o evento tem como objetivo principal criar oportunidade para o surgimento de novos talentos do esporte.

O torneio é dividido em seis categorias: sub-08, sub-10, sub-12, sub-14, sub-18 e adulto. O campeão de cada categoria ganhará troféu e do segundo ao quinto colocado os prêmios serão medalhas e tabuleiros.


Fonte: Eliomar de Lima

Prefeitura dá inicio às obras da av. Antonio Carneiro

A Prefeitura municipal de pentecoste autorizou a firma vencedora da licitação para construção da primeira etapa da avenida principal de acesso a cidade, cerca de 1 km de pavimentações a dar inicio às obras. A referida obra constará de pista dupla com canteiro central para pedestre e iluminação personalizada. A idéia do prefeito João Bosco é de batizar aquela avenida como: Av. Antonio Carneiro, em homenagem ao seu falecido tio que foi prefeito de nossa cidade por cinco mandatos, um busto do ex-prefeito também será colocado no inicio da avenida.


Fonte: PMP

SOLENIDADE DE POSSE E ENTREGA DOS CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS AGENTES DE CIDADANIA DE PENTECOSTE

Aconteceu em nossa cidade a Solenidade de Posse e entrega dos Certificados de Conclusão de Curso dos Agentes de Cidadania de Pentecoste, acontecendo em frente a nova Delegacia de Policia, onde logo em seguida ocorreu a inauguração da mesma.

O evento contou com presenças de autoridades municipais e representantes da Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social do Estado do Ceará, entre eles Coronel Francisco Erivaldo Gomes de Araujo, coordenador do programa Pró Cidadania.

Pentecoste, um dos primeiros municípios a implantar o programa, já se encontra com os Agentes em pleno trabalho efetivo, há alguns meses. O Programa Pro-cidadania acontece em parceria, por meio de convenio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Pentecoste, no qual o Prefeito João Bosco não mediu esforços para a implantação do programa em nossa cidade.

O Supracitado certificado é referente ao curso realizado durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2010, pelos então candidatos aprovados na prova seletiva para o cargo, que contou com uma carga horária total de 160 horas aulas.

Fonte: Regís Gato

O que mudou em Pentecoste nas últimas décadas?

Por Nonato Furtado
“Este é tempo de divisas, tempo de gente cortada... É tempo de meio silêncio, de boca gelada e murmúrio, palavra indireta, aviso na esquina.”
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE


O programa “Educação em debate” de sábado, 10/07/10, recebeu uma ligação de uma senhora que nos chamou muito a atenção. Ela relatava que estava há aproximadamente 35 (trinta e cinco) anos fora de Pentecoste, morando em São Paulo, e que tinha ficado maravilhada com as inúmeras mudanças na cidade. O curioso foi que a ligação aconteceu logo depois que estávamos comparando o desempenho do município com outros vizinhos baseados nos resultados do IDEB. Na comparação, pontuávamos que Pentecoste precisava avançar bem mais.
A ouvinte, inclusive, parabenizou o prefeito e a câmara de vereadores pelas “mudanças” acontecidas na cidade. Segundo ela, era muito importante o trabalho da administração municipal. Concluída a participação da senhora, imediatamente, outro ouvinte ligou fazendo inúmeras ponderações. Os apresentadores do programa, por sua vez, também fizeram suas considerações. Mostrando vários pontos que devem ser considerados nessa mudança. Mas, realmente, o que mudou em Pentecoste nas últimas décadas? O que dizer então?
Para começarmos a reflexão, é interessante considerarmos que Pentecoste realmente mudou. Mas, o que? Segundo o IBGE, o município conta com uma população atua de 35.166 habitantes. Podemos pegar o ano de 1996 como referência, nessa época o município tinha 28.621 habitantes, ou seja, 6.545 habitantes a menos. Quantos habitantes teria o município no final da década de 1970? Rapidamente, podemos afirmar que Pentecoste cresceu em termos populacionais e quem saiu daqui há mais de três décadas realmente vai perceber esse impacto. O aumento da população provocou outras mudanças como crescimento do comércio local, vinda de outros serviços para a cidade, construção de prédios públicos, construção de novas casas, conjuntos habitacionais, igrejas, dentre outros.
Além desses fatores, a época que a senhora toma como referência é auge da Ditadura Militar. Época de repressão, censura, intimidação, violência (dos mais variados tipos) e pistolagem. Esses fatores são refletidos na conjuntura municipal em um coronelismo altamente repressivo. Conhecemos quantas histórias dessa época? Quantas famílias perderam seus entes queridos? Quantas pessoas simplesmente “desapareceram”? Quantas foram expulsas da cidade? Quantos bandidos tiveram a vida divulgada como heróis? Quantos tapas na cara? Quantas bocas silenciaram? Quantos ainda sonham reviver esse período? Eu já ouvi coisas do tipo: “Época boa era a da Ditadura”! Boa pra quem? É desse tempo que fala o texto de Drummond em epígrafe. Ao compararmos com a atual conjuntura nacional realmente dá para ficar impactado.
Junto com o crescimento também vieram algumas mazelas sociais, a violência no trânsito fruto aumento dos números de automóveis e do não planejamento, drogas, roubos, furtos, assaltos, prostituição infantil, estelionato, empresas fantasmas e tantos outros. Não era muito comum ouvir falar de assalto nas ruas de Pentecoste naquela época. Falar em crak era falar da famosa seleção de 1970, a do Tricampeonato.
Realmente, a cidade cresceu, mas não podemos confundir crescimento com desenvolvimento. Nesse contexto, são palavras com significados diferentes. A cidade cresceu, mas não devemos atribuir isso somente a atual administração e à nossa apática câmara de vereadores. Não, de forma alguma. Esse crescimento é histórico. Mesmo assim, o município não se desenvolveu suficientemente para recebê-lo. Em muitos aspectos, ainda temos um município com características muito semelhantes ao da década de 1970.
Vamos terminar, ilustrando com um simples exemplo: Quais eram as opções dos jovens de Pentecoste ao concluir o ensino médio (antigo 20 grau) na época citada pela senhora? Quais as que temos hoje? É isso, acho que não é necessário me alongar muito não. Você é uma pessoa inteligente e já captou a mensagem. Era o que eu tinha a dizer. Obrigado pela atenção.


Nonato Furtado é Mestrando em Linguística (PPGL/UFC), graduado em Letras (Português –Espanhol) – UFC, graduado em Pedagogia – UVA. Atua como professor de Língua Espanhola na graduação dos cursos semipresenciais da UFC/UAB, ministra palestras sobre Literatura Brasileira em escolas de Fortaleza, um dos atuais articuladores do Programa de Educação em Células Cooperativas – PRECE (Extensão da UFC). Escreve contos, crônicas, e envereda pela poesia.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Visite Pentecoste Ce

AGENTES DE CIDADANIA DE PENTECOSTE PASSAM POR MOMENTO DE RECICLAGEM




Durante toda a tarde de hoje, dia 12 de Julho, a Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social do Estado do Ceará realizou um momento de reciclagem com os trinta Agentes de Cidadania da cidade de Pentecoste.

Através do programa Pró-Cidadania que é uma extensão do Programa Ronda do Quarteirão, nossos agentes vem desenvolvendo em nossa cidade um otimo trabalho no que tange a prevenção e proteção do patrimonio publico.

O referido momento ocorreu no Ginasio Poliesportivo o Carneirão, contou também com a presença do SD Dias - Coordenador do Programa aqui em Pentecoste - e foi ministrado pelo Sargento Queiroz.

Fonte:http://pentecostece.blogspot.com/

INAUGURAÇÃO DA DELEGACIA DE POLICIA CIVIL DE PENTECOSTE


Governo do Estado inaugura mais duas Delegacias de Polícia Civil no Interior do Estado

O Governo do Estado inaugura esta semana mais duas delegacias de Polícia no interior do Estado. Desta vez será em Pentecoste, no dia 13 e Pedra Branca, no dia 15. Pentecoste, localizada na região Norte do Estado, a 89 quilômetros de Fortaleza, vai ser o 16º município cearense a receber uma delegacia de Polícia Civil. Pedra Branca, localizada na região Centro-sul, que fica a 262 quilômetros de Fortaleza, será o 17º município.

Cada delegacia inaugurada segue um padrão inovador e moderno instituído pelo governo estadual. Com instalações modernas e confortáveis, além de dois veículos tipo Hilux, modelo SRV, sendo um para a Polícia Civil e outro para a Polícia Militar. Estes equipamentos irão possibilitar assim um melhor atendimento à população, garantindo um trabalho mais efetivo das polícias civil e militar, o que tende a otimizar as ações preventivas e repressivas, proporcionando uma sensação de segurança a população daqueles municípios.

O projeto de interiorização da Polícia Civil prevê a construção de 50 novas delegacias até o final da atual gestão. Deste total 17 delegacias foram inauguradas em todo interior do Estado. As prioridades são aqueles municípios que não contam com a estrutura de uma unidade da polícia judiciária.


Saiba Mais:

Delegacias Inauguradas (17): Parambu, Viçosa do Ceará, Lavras da Mangabeira, Ipueiras, Mauriti, Tamboril, Guaraciaba do Norte, Massapê, Caririaçu, Santana do Acaraú, Trairi, Amontada, Itarema, Missão Velha, Milagres, *Pentecoste e *Pedra Branca.

Delegacias em execução (3): Várzea Alegre, Aurora e Granja;

Delegacias com Obras em execução (21): Varjota, Pacujá, Coreaú, Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Alto Santos, Jaguaretama, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Pindoretama, Chorozinho, Orós, Araripe, Independência e Banabuiu.

Assessoria de Comunicação da SSPDS

domingo, 11 de julho de 2010

Marcos Cals diz que Polícia Rodoviária Estadual age com “truculência”

O candidato do PSDB a governador do Ceará, deputado estadual Marcos Cals, criticou, neste domingo, durante visita à feira da Parangaba, a atuação do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), no interior. Para ele, a Corporação age com “truculência” e a população tem “medo” da Polícia Rodoviária Estadual.
“Nós somos legalistas. Mas não posso aceitar a forma truculenta como a CPRV está abordando as pessoas mais pobres. Pelo que temos perc ebido, a polícia que fiscaliza, que persegue, essa funciona.A polícia que está a disposição da sociedade para garantir a segurança, essa não está funcionando”, disparou Marcos Cals.

Fonte: Eliomra de Lima

Posts Relacionados

Cidades de onde nos acessam

produzido por ESG WEB MASTER