Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Defesa Civil capacitada para combater a dengue

Em Fortaleza, as Secretarias Executivas Regionais realizam mutirões educativos para orientar a população sobre a importância de se prevenirem contra o Aedes aegypti

Técnicos da Secretaria da Saúde chamaram a atenção para efetivação dos comitês de combate à dengue nas cidades"A dengue é democrática, não tem preferência por raça, credo, ou situação financeira". Assim começaram as mobilizações em prol de se evitar uma possível epidemia de Dengue em 2011 no Estado. Durante todo o dia de ontem, os coordenadores da Defesa Civil dos 184 municípios foram capacitados pela Secretaria da Saúde (Sesa) a fim de que possam ser aliados na luta contra o mosquito Aedes aegypti.Foram expostos aos participantes as formas de prevenção da doença, assim como os itens que compõem o Plano Nacional de Combate, que vai deste a luta contra o vetor, no caso a larva, até capacitação de recursos e legislação.Projetos sociaisA gerente de ação comunitária da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Ana Priscila Melo Jardim, explicou que, através dos projetos sociais que a Defesa tem, além de suas regionais e coordenação municipal, será possível o alcance junto a sociedade. Como exemplo ela citou o programa que existe entre o Corpo de Bombeiros e os idosos, em que esses são conscientizados sobre a sua responsabilidade no combate ao mosquito. "Nós os informamos e fazemos deles multiplicadores e vigilantes. E eles passam o conhecimento para os vizinhos".Durante a tarde de ontem foi ressaltada a importância de se estar alerta, assim como de se colocar em prática os comitês de combate à dengue. "Toda cidade tem um grupo formado, mas eu conheço poucos ativados. Estamos com o risco muito alto, não dá para ficar de brincadeira, temos que agir e chamar a sociedade para sua responsabilidade também", disse o assessor técnico de controle da dengue, Francisco Cialdini Frota.Estava previsto para ontem a exposição do plano de emergência para desastres no período de chuvas. Porém, devido a capacitação foi adiada. A representante da Cedec, informou que a Defesa Civil irá atrás dos municípios que já têm esse plano, para daí fazer um balanço e ver em quais terá que ajudar na sua elaboração. "Esse programa é composto pelo mapeamento das áreas de risco e a intersetorialidade dos órgãos". Priscila explicou que a dengue é considerada um desastre misto, pois é a soma da ação do homem mais o agente natural. De acordo com informações da Sesa, até o momento os municípios de Tauá, Crateús, Pentecoste, Caucaia, Massapê, Juazeiro e Brejo Santo solicitaram ajuda do Estado na luta contra a doença. Foram enviados carros de Ultra Baixo Volume (Fumacê) para a eliminação do mosquito adulto. Hoje a Sesa se reunirá com os gestores das cidades de risco ´Alto´ e ´Muito Alto´.

Fonte: Diário do Nordeste

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA ORDINARIA DA EPC - PENTECOSTEA EPC de Pentecoste, através da sua Diretoria Executiva, vem por meio desta, CONVOCAR todos os associados e demais interessados, para uma assembléia em caráter ordinário, que se realizará no Centro de Pesquisas em Aquicutura,DNOCS, no próximo sábado, dia 11/12/2010 às 08:00h.Pauta:1 - Revisão do Estatuto Social da EPC Pentecoste.

Por Hélio Pires

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Qual o(a) verador(a) mais atuante em Pentecoste? (Participe dessa enquete!)

Estamos realizando uma enquete com o objetivo de identificar o(a) vereador(a) mais atuante em Pentecoste-CE. Participe dessa discussão votando naquele que, em sua opinião, tem sido o(a) vereador(a) mais atuante nessa legislatura. Ao final da enquete, estaremos divulgando o resultado e promovendo um debate em um dos blocos do programa “Educação em debate” na FM 98,7 de Pentecoste. Esse programa vai ao ar aos sábados, das 14h00 as 16h00. Acesse nosso blog (http://nonatofurtado.blogspot.com/) e vote! Contamos com sua colaboração para o fortalecimento de nossa democracia.

Cerca de 10.000 embalagens vazias de agrotóxicos são recebidas em Paraipaba

" Em Paraipaba, a semana passada foi marcada por mobilização ambiental em prol do combate ao uso de agrotóxicos e a destinação inadequada de embalagens vazias do produto. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas da Lagoinha e Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), realizou na quarta-feira (01) e quinta-feira (02), Recolhimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI). Ocorrida na entrada do Centro Gerencial do Distrito de Irrigação Curu Paraipaba, a ação teve como objetivo retirar da zona rural da região as embalagens usadas descartadas inadequadamente e transportá-las para o posto do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em Ubajara.

Durante os dois dias de ação foram recebidas aproximadamente 10.000 embalagens, entregues por um total de 100 participantes, entre agricultores e comerciantes, que trabalham com o produto. Na ocasião, foram sorteados cinco kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) e distribuídas cartilhas educativas sobre o uso adequado de agrotóxicos e descarte correto das embalagens produzidas pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).

Ao final da ação, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) ficou com uma autorização emitida pela Semace, com validade de trinta dias, que possibilita o transporte até ao posto do Inpev neste período. De acordo com a gerente da APA, Lúcia de Sousa, a ação foi uma oportunidade de alertar e conscientizar a população local para os riscos no uso de agrotóxicos, bem como evitar a destinação indevida das embalagens. Segundo ela, aqueles que não participaram da RI devem procurar a Seagri para organizar novos meios de transportar embalagens vazias do produto.

Além da autarquia e Inpev, as entidades que fizeram parte da parceria foram: Adagri; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea); Seagri; Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente (STCMA); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraipaba. Como apoiador, a ação contou com a rádio Líder de Paraipaba na divulgação local. "

Fonte: jornalista Ana Luzia Brito - Assessoria de Comunicação da Semace

Avaliação do Município General sampaio pelo Programa Selo Município Verde

Durante os dias 01/12 e 02/12 estiveram no município de General às técnicas Kilza Marques e Glaura Barros do Conselho Estadual de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-COMPAM para fazerem Avaliação in locu no Município.

Inicialmente foi feito uma apresentação dos dados enviados pelo município nos questionários de Gestão e Avaliação Ambiental aos membros do COMDEMA, sociedade civil e do público municipal que durante a apresentação ficava definido as atividades e experiências que seriam visitadas pelas técnicas.

Durante as visitas, as técnicas foram acompanhadas pelo Secretário do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente José do Egito em que visitaram in locu às hortas orgânicas no sistema mandala, o sistema de adubação utilizando o biofertilizante, o local em que está sendo construído um Biodigestor que será utilizado para produção de biogás.

O sistema de galinha caipira no manejo semi-intensivo, visita de comunidades na zona rural visando verificar in locu a expansão da coleta de lixo, arborização urbana com plantas nativas e frutíferas, visitação das ilhas de coleta seletiva nas repartições publicas, a coleta de lixo nas vias urbanas com o objetivo de verificar por partes dos funcionários de limpeza a utilização de EPIs, residências que utilizam as placas de energias solar e os viveiros de mudas.

Depois desta avaliação in locu ficamos aguardando o resultado de Certificação do Selo Município Verde.


Fonte: PMGS

Técnicos da FAO Equador e do MDA visitam General Sampaio

Na Quinta-feira (02), o município recebeu a visita de uma missão técnica constituída por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA acompanhado pelo seu delegado no Estado do Ceará o Dr. Francisco Sombra, técnicos do Equador e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO e representantes do núcleo dirigente do Conselho Territorial dos Vales do Curu e Aracatiaçu – CDT.
A missão teve como objetivo visitar as experiências exitosas desenvolvidas no município pelos agricultores familiares com apoio do MDA através do Conselho Territórial dos Vales do Curu e Aracatiaçu - CDT, ou seja, mostrar para eles como os atores locais são envolvidos em torno do conselho e como aconteceu a constituição desta instituição.
A missão foi recebida no município pelo Secretario do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente José do Egito e representantes da sociedade civil que representaram a prefeita Eliene Brasileiro que se encontrava no momento em missão pela Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará – APRECE.
A equipe foi recebida na Fabrica de Ração e o Abatedouro de Frango Caipira onde foi feito uma explanação pelo secretário de toda cadeia produtiva da galinha caipira no Município e no Território e mostrado todo processo de funcionamento das fábricas desde a aquisição de insumos até o funcionamento por completo de todo processo de produção e gestão.
Foi enfatizado para eles que o processo de gestão das fabricas ocorrem através das Associações Comunitárias. E que toda ração produzida hoje é repassada aos agricultores familiares envolvidos na criação de galinha caipira. O frango abatido na fabrica é comprado pela Prefeitura através do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e pelo Programa de Aquisição de Alimento – PAA da companhia Nacional de Abastecimento - CONAB que é repassado as Escolas do Município beneficiando os filhos agricultores familiares.
Após a visitação das fábricas foi visitado um sistema de produção de hortaliças orgânicas, criação de galinha caipira e a produção de peixes no sistema intensivo através da produção de Tilápias em tanques redes voltados todos os sistema produtivos para atender ao agricultor e o piscicultor familiar.
Na ocasião os técnicos da Missão vivenciaram o dia a dia das famílias envolvidas nos sistemas produtivos. E finalmente, voltando à sede do município o Articulador Estadual Dr. Olimpio Queirogo, apresentou juntamente com o coordenador do CDT o senhor Edmundo todo processo de criação, fortalecimento e como ocorre as plenárias do Conselho Territorial dos Vales do Curu e Aracatiaçu, em seguida um debate.
A missão foi encerrada com as falas o Dr Francisco Sombra agradecendo todo apoio do poder publico municipal.

Fonte: PMGS

Ex-prefeito de Monsenhor Tabosa sob investigação

Uma força-tarefa composta por representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Civil, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Poder Judiciário investiga mais uma grave denúncia de desvio de verbas públicas no Ceará. Desta vez, o centro das atenções das autoridades é a Prefeitura do Município de Monsenhor Tabosa (a 320Km de Fortaleza), onde foi necessário o cumprimento de vários mandados de busca e apreensão para a localização de quase uma tonelada de documentos oficiais que haviam misteriosamente ´sumido´.A papelada refere-se a toda a contabilidade da Prefeitura entre os anos de 2005 e 2008, quando o Município tinha como gestor o agora ex-prefeito Francisco Jeová Madeiro Cavalcante, o ´Chico Madeiro´. A suspeita das autoridades é o desvio de verbas públicas que pode atingir a cifra de R$ 5 milhões. O desaparecimento dos documentos e a sua posterior localização levaram à instauração de um inquérito policial já em andamento e que terá desdobramentos nos próximos dias.SacosSegundo apurou a Polícia, os documentos oficiais referentes a balancetes, contratação de pessoal e de serviços, empenhos, licitações, prestação de contas de verbas oriundas de programas do Governo Federal e outras movimentações financeiras foram descobertos escondidos em duas residências de pessoas ligadas ao ex-prefeito. O material teria ´desaparecido´ do prédio da Prefeitura na véspera da posse do atual gestor do Município, José Araújo Souto. Durante a madrugada, a papelada foi colocada em dezenas de sacos plásticos e levada por desconhecidos na carroceria de um caminhão.

Fonte:(DN).

sábado, 4 de dezembro de 2010

Conselho de Políticas Públicas de Juventude toma posse

Com mandato de dois anos, a presidência e vice serão alternadas entre Governo e Sociedade Civil
Na próxima segunda-feira (6) o Governo do Estado dará posse ao Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (Conjuce). Com mandato de dois anos, a presidência e vice serão alternadas entre Governo e Sociedade Civil.
A cada ano o Conselho será composto por 28 cadeiras, sendo seis do Executivo Estadual, uma da Assembléia Legislativa, uma do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude do Estado do Ceará, uma da Aprece, duas de jovens clientes dos programas executados pelo Governo do Estado e dezoito cadeiras de representação da sociedade civil organizada.
A posse acontece às 10 horas, no Auditório do Palácio Iracema. Na ocasião será convocada a II Conferência Estadual de Juventude do Ceará. Também serão homenageados pela atuação relevante com a temática juventude, o deputado estadual Ivo Gomes, o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, o Secretário Nacional Adjunto de Juventude e Presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) Danilo Moreira e o Presidente do IDT, Francisco de Assis Diniz.
C News com informações do site do Governo do Estado

MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA FRAUDE EM LICITAÇÕES DE PACATUBA

" O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP) e da Promotora de Justiça da comarca de Pacatuba, ingressou, na manhã de ontem (02), com a segunda ação resultante da “Operação Província”, envolvendo 25 pessoas, dentre elas servidores públicos municipais, membros da comissão de licitação, engenheiros, secretários, sócios das empresas envolvidas e terceiros beneficiários dos recursos desviados. A ação envolvendo a Município é de natureza criminal.
No caso específico de Pacatuba até mesmo uma senhora falecida em 2005, Nelsa Leandro dos Santos, continuava integrando o quadro societário da empresa Construtora Leandro dos Santos Ltda., participando de licitações públicas, fato detectado no decorrer das investigações.
A PROCAP prepara outras ações semelhantes a serem ajuizadas em breve, inclusive buscando a responsabilidade penal dos envolvidos, atuando em parceria com os promotores nas comarcas do interior do Estado do Ceará. A Operação “Província” foi desencadeada, no dia 10 de março deste ano, pelo MP em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal, Receita Federal do Brasil e com o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios e a Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, objetivando desarticular uma quadrilha especializada no desvio de verbas públicas em desfavor do patrimônio de vários Municípios do Ceará e de órgãos da estrutura administrativa do Governo Estadual, com a participação de servidores públicos e membros de comissões de licitação.
A participação da CGU e Polícia Federal nesta operação foi um desdobramento da Operação “Gárgula”, deflagrada em dezembro de 2009, na qual também foi identificada a atuação de um grupo de empresas que vinha sendo investigado pelo Ministério Público do Estado do Ceará. A organização criminosa constituiu as empresas Pratika Incorporações Ltda., Daruma Construções e Empreendimentos Ltda., Êxito Construções e Empreendimentos Ltda., Construtora Leandro dos Santos, e Master Assessoria e Engenharia Ltda., que servem de fachada para a atuação da empresa Falcon Construtora e Serviços Ltda., de propriedade de Raimundo Morais Filho, atualmente preso preventivamente.
A constituição de tais empresas tinha como objetivo frustrar o caráter competitivo das licitações, facilitando a participação concomitante delas em diversos procedimentos licitatórios, e, assim, assegurar a apropriação de recursos públicos, conquanto todas elas estejam interligadas, seja pelo parentesco próximo de seus sócios, seja pelos vínculos de subordinação existente entre os sócios de uma e de outra empresa. Em algumas oportunidades Raimundo Morais Filho usava nome e dados de pessoas humildes para constituir as empresas pagando, para tanto, algo em torno de R$ 150,00 por mês.
Também foram apreendidos, na sede da empresa Falcon Construções e Serviços Ltda., milhares de selos de autenticação e de reconhecimento de firma, expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e repassados ao Cartório de Registro Civil Magalhães Braga do Distrito de Juá, Irauçuba-CE, além de modelos de requerimento para correção de dados na Receita Federal, referentes a escrevente substituta do referido cartório. Os selos de autenticação foram utilizados para dar fé pública a documentos falsificados utilizados pelas empresas para participar de licitações públicas, inclusive com atuação comprovada no vizinho Estado do Maranhão.
Consultado a respeito dos selos de autenticação e de reconhecimento de firma repassados ao Cartório de Registro Civil do Distrito de Juá, no Município de Irauçuba, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará informou terem sido destinados a essa escrivania 5.000 selos de autenticação e 300 selos de reconhecimento de firma, no dia 27 de novembro de 2009, o que corresponde exatamente à quantidade apreendida pela Polícia Federal na referida operação, merecendo registrar que a assinatura da escrevente substituta do cartório do Distrito de Juá foi falsificada por integrantes da organização criminosa, com o seu pleno conhecimento.
O grupo agiu da mesma forma em mais de cinquenta municípios do Ceará, perpetrando crimes de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, que renderam para os envolvidos, nos anos de 2008 e 2009, quantia superior a R$ 30.000.000,00. Após a análise da documentação apreendida pelos órgãos responsáveis pela investigação, se buscará a responsabilização dos agentes públicos envolvidos, em cada um dos municípios e de terceiros beneficiários.
De forma complementar o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), realizou fiscalização extraordinária em vários municípios onde os integrantes do grupo organizado atuava, elaborando relatórios detalhados para fins de instrução das ações penais e de improbidade administrativa, além da instrução de seus procedimentos internos, reforçando a ideia de atuação conjunta dos órgãos de controle."

Fonte: PGJ-CE

Empresa aplica golpe em alunos no Municipio de Pentecoste

Foto Leandro André responsável pelas inscrições em Pentecoste

Aproximadamente 100 pessoas do Município de Pentecoste foram vítimas da empresa PontoCom, que apareceu na cidade oferecendo um curso de Técnico em Administração. No entanto, o curso não aconteceu. Conforme a estudante Josefa Rodrigues, a inscrição custou R$ 105. "Foram mais de 100 inscritos. Agora, muitos estão fazendo Boletim de Ocorrência na Delegacia", disse ela.

Segundo contou, a empresa informou que o curso era em parceria com a Câmara Municipal. "Eu me inscrevi dia 12 de novembro. O curso era para começar no dia 27, as aulas aconteceriam de terça à sábado em uma escola municipal. Porém, quando chegou o dia, ninguém apareceu no local".

O presidente da Câmara Municipal de Pentecoste, Chico Miguel, informou que a empresa chegou pedindo um espaço para divulgar o curso e fazer as inscrições. "Eu expliquei que precisava primeiro falar com os outros vereadores. Os colegas, então, aprovaram e a gente cedeu o local, permitindo as inscrições. Nós pensávamos que seria para o bem da população, mas também fomos enganados".

Ele disse também que a equipe da empresa mostrou um material de divulgação e informou que já tinha passado por outros Municípios. "Mostraram programação bonita. Achei que estávamos ajudando". As denúncias estão sendo registradas na Delegacia de Pentecoste. A partir de segunda-feira, quando assume novo delegado, é que o caso será apurado. A reportagem tentou falar com um dos organizadores do curso. Mas, até o fechamento desta edição, o celular estava fora de área.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=896019

MAIS INFORMAÇÕES
Câmara Municipal de Pentecoste. Rua Dr. Moreira de Azevedo, S/N
Delegacia do Município - (85) 3352.2621

Mais uma morte por dengue em Pentecoste

Clique para Ampliar


Secretaria da Saúde do Estado envia carros Fumacê, a fim de combater a transmissão da doença na região

Mais um óbito foi confirmado por Dengue Hemorrágica, o que já contabiliza seis mortes pelo tipo mais agressivo da doença. No total o Estado acumula 19 óbitos, isso porque somam-se a esses, os 13 óbitos causados por dengue com complicação. O município de origem do paciente desta semana é Pentecostes, que está incluso entre as 45 cidades onde o Risco Dengue é tido como Muito Alto, para se ter uma ideia o Índice de Infestação Predial (IIP) do município é 2,71, quando o permitido é menos que um.

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manoel Fonseca, informou que a vítima foi uma mulher de 24 anos, que provavelmente foi infectada pelo vírus tipo 1, o circulante na região. Segundo ele, devido ao alto índice de transmissão da doença na localidade, "na semana passada a Secretaria de Saúde daquele município solicitou apoio, e nós enviamos os carros de Ultra Baixo Volume, que no caso são muito eficientes para eliminar o mosquito adulto".

Fonseca disse ainda, que devem ser feitos cinco ciclos de fumacê na região, a fim de ter um resultado positivo na redução do Aedes Aegypti adulto. Além disso, ele acrescentou que o gestor da saúde de Pentecoste, informou que devem ser contratados médicos, "isso porque existe uma quantidade muito grande de pessoas com suspeita de Dengue".

Os dados do boletim epidemiológico da Sesa, divulgado ontem, apontam que Pentecostes possui 36 casos confirmados da doença, e uma incidência de 94,50 para cada 100 mil habitantes. Fonseca informou, também, que no caso desta cidade, o Risco Dengue foi Muito Alto, pois foi levado em conta tanto o histórico de IIP, como a incidência, que é relativa a quantidade de casos novos pela população da região.

"Quando fazemos o risco dengue para os municípios a densidade demográfica não é primordial, mas sim o levantamento amostral, o que nos diz quantos prédios estão com larva do mosquito", explicou.

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Camara Municipal apresenta projetos para dar nomes as Obras de Pentecoste.

Sessão de hoje na Câmara Municipal de Pentecoste, teve apresentações por parte de vereadores para denominações de nomes de algumas obras que estão sendo construídas em Pentecoste.Os vereadores Flavio Carneiro e Valdelice Braga deram entrada com projetos de votação para dar nome a Escola Modelo do Bairro XV de Novembro, ao novo Matadouro Publico e a Praça do Bairro São Pedro.Compareceram a sessão os seguintes vereadores Valdelice Braga, Flavio Carneiro, Agostinho Alves, Dra. Valeria, Du Carmo, Araujo e Roberto Leite.Caso sejam aprovadas na próxima sessão de quinta-feira,09 de dezembro as Obras receberão os seguintes nomes: A Escola receberá o nome de Francisco Edson Tabosa, o Matadouro levará o nome de Carlos Roberto Pessoa Braga, já a Praça da Ombreira se chamará Manoel Moreira Firmiano.

Por Régis Gato

Vamos Nós- Será que não tem assuntos mais importantes para tratar

Concurso – Prefeitura de Pindoretama oferece 405 vagas

A Prefeitura de Pindoretama está inscrevendo para concurso público destinado ao preenchimento de 405 cargos de nível médio e superior. Segundo a assessoria de imprensa do Município, as inscrições prosseguem até o dia 10 próximo.

As inscrições e maiores informações acerca do ceertame devem ser obtidas no site do instituto Nacional de Gestão Avançada (Inga), que é o responsável pela realização do concurso. O site é o

www.ingagestão.org.br

São Gonçalo do Amarante não registrou nenhum caso de dengue em 2010

O município levou a sério a campanha em combate à doença que tem assustado o Estado
O município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de
Fortaleza, não registrou nenhum caso de dengue este ano, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. O município fez ações de combate à dengue de janeiro a novembro, em que foram realizados 8 ciclos de visitas domiciliares, ultrapassando os 6 ciclos, por ano, recomandados pelo Ministério da Saúde. No ano de 2009, o município registrou um caso de dengue.

Dentre as ações de combate, foram feitas borrifações, aplicação de larvicidas, além de um trabalho educativo na comunidade, o que acarretou em um baixo índice de infestação. Uma equipe de 35 agentes trabalha no combate à dengue, que tem sido um problema no Ceará.

Jangadeiro Online com informações da Assessoria da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

CORREIOS ANUNCIA NOVO CONCURSO

DINHEIRO DA TAXA DO QUE FOI
SUSPENSO SERÁ DEVOLVIDO

Os Correios esclareceram nesta última quinta-feira (02) que o edital sobre o próximo concurso público para a estatal publicado no "Diário Oficial da União" não é o oficial, e sim um modelo. A empresa confirmou que vai realizar a nova seleção para 10 mil vagas no ano que vem e que vai publicar a correção no "DO" nos próximos dias. Os cargos oferecidos exigem até o Nível Médio: atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. As inscrições estão previstas para serem realizadas de 10 a 21 de janeiro, com taxa de R$ 30. Os salários não foram informados. A nova seleção será feita em substituição ao concurso lançado em dezembro de 2009, cujo processo foi suspenso pela Justiça após pedido do Ministério Público Federal (MPF), por conta de problemas com a organizadora da prova. Também nesta última quinta, os Correios anunciaram que o dinheiro das taxas de inscrição será devolvido aos candidatos que se inscreveram na seleção anterior, com a devida correção. Os valores variam entre R$ 30 e R$ 60, dependendo do cargo. Para realizar o restituição, o interessado deve se dirigir à uma agência dos Correios com um documento de identificação a partir do dia 10 de janeiro.

Fonte Por Tadeu Nogueira do Camocim Online

Servidores da prefeitura fazem quebra-quebra na Câmara Municipal de Canindé

Além dos danos materiais, a polícia militar informou que também há feridos. O descontentamento dos servidores seria com a administração do prefeito Cláudio Pessoa

O Sindicato dos Servidores Municipais de Canindé, no Sertão Central, invadiram a Câmara de Vereadores na manhã desta sexta-feira (3), durante manifestação, e promoveram um quebra-quebra. Eles destruíram a porta de vidro do plenário e os móveis da casa legislativa foram danificados durante o protesto.

Além dos danos materiais, a Polícia Militar informou que várias pessoas foram lesionadas – uma delas teve o braço fraturado. O descontentamento dos servidores seria com a administração do prefeito Cláudio Pessoa. Outro motivo do vandalismo foi a determinação da Justiça de empossar o presidente da Câmara Municipal, aliado do prefeito. Hoje, seria eleita a nova mesa Diretora.

Todo o efetivo do 4º BPM, com sede em Canindé, além de homens do Ronda do Quarteirão, foi encaminhado ao local do protesto. A determinação é dispersar os manifestantes e impedir novos atos de vandalismo na Câmara de Vereadores, que funciona no mesmo prédio da Prefeitura, e no Fórum.

Redação Jangadeiro Online

Correios anula concurso público

A estatal vai promover um novo concurso e os candidatos inscritos no certame anulado receberão de volta o valor da taxa de inscrição
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) decidiu anular o concurso público para contratação de 6.565 servidores. A estatal vai promover um novo concurso e os candidatos inscritos no certame anulado receberão de volta o valor da taxa de inscrição, devidamente corrigido.
O concurso, que inicialmente estava marcado para o dia 28 de novembro, já tinha sido adiado por tempo indeterminado por decisão da 5ª Vara da Justiça Federal em Brasília, que anulou o processo de contratação da Fundação Cesgranrio, que iria aplicar as provas.
Segundo a ECT, o cancelamento se deu pela necessidade de atualizar a distribuição das vagas por localidades, em função do tempo decorrido desde a publicação do edital original.
No dia 16 de dezembro, a empresa vai promover uma audiência pública para debater o edital do novo concurso público. Após a definição do modelo de edital padrão, a estatal irá divulgar o cronograma completo da nova seleção. A intenção é abrir as inscrições e aplicar as provas ainda no primeiro trimestre de 2011.
Mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para participar da seleção. Para receber o reembolso da taxa de inscrição, os candidatos devem se dirigir a qualquer agência própria dos Correios com documento de identidade.
(Agência Brasil)

MP-CE denuncia 18 pessoas por fraude em licitação na Prefeitura de Paracuru

“O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça Elizabeba Rebouças Tomé Praciano e Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, ajuizou, no dia 29 de novembro, uma ação de improbidade administrativa contra pessoas envolvidas em fraude, em processo licitatório e enriquecimento ilícito nas licitações ocorridas no município de Paracuru (Litoral Leste) na aquisição de produtos de informática pelas empresas C&L Comércio e Serviço de Informática, VL Comércio e Serviço de Elétricos e Eletrônicos e Maria de Almeida Brito-ME.
Tais empresas são conhecidas pelo nome de Fortaleza Informática e pertencem a Francisco Valdemir Viera que para garantir a vitória nos processos de licitação colocou suas empresas em nome de empregados e parentes, de maneira que elas participavam em conjunto quebrando o caráter competitivo da licitação. O esquema de fraude era em conluio com os membros da Comissão de Licitação, os quais lhe couberam apenas o registro de suas assinaturas, após o procedimento licitatório ser todo montado em um dos escritórios desta empresa.

Além dos sócios destas empresas, foram denunciados Roberto Michel Barbosa Pinto, proprietário da empresa, Roberto Michel Barbosa Pinto-ME e José Leonardo Noberto da Costa, sócio da empresa C&S Comércio de Materiais de Expediente Ltda., em que participavam apenas para compor o mínimo legal. Na investigação, também foi constatado que os preços nas propostas eram superfaturados, fazendo com que o município de Paracuru adquirisse, por exemplo, um “notebook”, sem qualquer especificação de modelo e marca, por R$ 7.500,00, quando há informação de que este produto na mesma empresa custa em média R$ 2.400,00.
No procedimento licitatório, que deu início à investigação através dos denunciantes Jurandir Soares de Moura, Roberto Sérgio Leonílio de Moraes e Geísa Sousa Torres, os quais denunciavam o superfaturamento de um kit internet adquirido por meio de licitação por R$ 1.840,00, foi constatado que na mesma empresa o produto custa em média R$ 500,00.
Sendo o superfaturamento de 200% a 300%, o prejuízo estimado nas 18 licitações investigadas nos anos de 2007 e 2008 pode chegar a R$ 372.645,00. Além dos sócios das empresas referidas, foram denunciados os membros da Comissão de licitação, Natália Mota Teixeira, Raimundo Rodrigo Vieira Lima Viana, José Adail de Sousa; o ex-prefeito, José Ribamar Barroso Batista; Maria Craveiro Barbosa e José Américo Barbosa Júnior, somando o total de 18 pessoas.”

(Site do MP-CE)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Alunos inscritos em curso de Empresa de Minas Gerais querem dinheiro de volta



Esse é o representante da empresa, Leandro André
A empresa Ponto Com Cursos e Treinamentos, de Uberlândia – Minas Gerais chegou à Pentecoste trazendo uma série de cursos de capacitação a custos acessíveis. Segundo o representante da empresa, Leandro André, esses cursos seria realizado em parceria com a Câmara Municipal de Pentecoste, muito interessados se escreveram onde optaram entre três pacotes:1- Administrativo - Com dicas de atendimento ao cliente, noções de direito e telemarketing, entre outras atividades, com duração de 4 meses.2- Profissionalizante – Com ensino de informática básica e avançada com duração de 3 meses3- Pacote Técnico – Com informática avançada e configuração de computadores – duração de 6 meses.A informação dada pelo representante era que o número de vagas seria limitado (100 pessoas por pacote) as pessoas pagaram pela inscrição o valor de 20 reais e 65 reais por uma apostilha,o curso daria direito a certificado regulamentado pelo Ministério da Educação e estágio remunerado para os melhores alunos ao final do curso e carta de recomendação.As matrículas foram realizadas na sede da Câmara Municipal de Pentecoste, onde houve uma grande procura pelos cursos. As aulas estavam previsto para começar na semana passada, mas não iniciou e nem receberam explicações pelo atraso, diante disso um grupo de pessoas foram a delegacia registrar um boletim de ocorrência.Em contato com um funcionário da Empresa ponto com ele informou que as aulas terão início nessa quarta-feira de primeiro de dezembro de 2010.
Muitos desses inscritos teriam desistido de participar do curso e querem o dinheiro de volta

TRE confirma cassação de prefeito, vice-prefeito e vereador de Umirim

Em sessão realizada nesta terça-feira (30), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará julgou improcedente o Recurso Eleitoral n.º 223211977, mantendo a sentença de primeiro grau, que, em sede de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, havia cassado os mandatos do prefeito do município de Umirim, José Afrânio Pinto Pinheiro, do vice-prefeito, Francisco Clodoveu Oliveira Sales, bem como do vereador Hamilton Pinheiro Rocha, todos por corrupção e abuso do poder econômico, decorrente da compra de votos. Da decisão do TRE cabe recurso.

Fonte: O Estado

Câmara Municipal de General Sampaio elege novo Presidente

Segunda-feira, (29) às 18h:30min, aconteceu na câmara de vereadores de General Sampaio, a eleição para o novo presidente. Os candidatos Flavio Pereira e Rafael Bezerra apresentaram suas chapas e, por maioria de 6 votos a 3, o vereador Flávio Pereira foi eleito. O novo presidente, feliz por sua vitória, agradeceu aos vereadores que, de forma convicta, o apoiaram. O mesmo agradeceu publicamente aos presentes, especialmente aos vereadores Edineudo Barbosa, José Rubecy, Mônica Vieira, Antonio Neuzim e Ronaldo. No uso da palavra o senhor Flávio Pereira colocou-se ao dispor da população e administração municipal, prometendo fazer o melhor pelo desenvolvimento econômico, social e cultural de General Sampaio.O pleito transcorreu dentro da normalidade esperada. No momento, o novo presidente foi saudado pelos secretários municipais, representantes de secretarias cujos secretários não puderam comparecer e populares presentes ao evento.

Fonte: PMGS

Lideranças do “Município que queremos” realizam encontro com representantes do PSB de Pentecoste



O grupo “O Município Que Queremos” vem realizando diversas reuniões de articulação nessas últimas semanas. Nesse domingo, dia 28 de novembro, das 14h00 as 17h00, algumas lideranças do grupo reuniram-se com representantes do PSB de Pentecoste na sede do município. A reunião faz parte de uma articulação dos dois grupos para construção de uma proposta para o município de Pentecoste.As principais pautas do grupo foram: socialização de experiências na militância política, construção de metas e objetivos para o grupo, discussão sobre a estruturação e estratégias do grupo e projeções futuras. O encontro foi muito participativo tendo diversas intervenções e debates interessantes. Os presentes concordaram com a unificação dos dois grupos e com a realização de um encontro mensal com as lideranças, além de diversos eventos menores com as bases.Nos próximos meses, o grupo terá uma série de reuniões com as principais lideranças políticas do município com o objetivo de fazer uma política de coalizão em prol do desenvolvimento da cidade. O grupo acredita que somente através da união da oposição poderemos colaborar substancialmente para a implementação de uma nova forma de fazer política em Pentecoste. As últimas eleições já sinalizaram isso. O que é fato é que o grupo influenciará nas eleições municipais de 2012. Embora ainda não se discuta filiação partidária, coligações, nem candidaturas, já há uma expectativa muito positiva de alguns participantes em torno de possíveis candidaturas.
Saiba mais:
O “Município que queremos” é um grupo político formado por professores, estudantes universitários e secundaristas de Pentecoste. Esse grupo foi criado esse ano com o objetivo de intervir na política partidária do município, além de construir e programar um projeto de futuro para Pentecoste.O “Município que queremos” e o PSB de Pentecoste apoiaram o mesmo candidato a Deputado Federal, Ariosto Holanda (PSB). No caso da candidatura a estadual, os grupos apoiaram candidatos diferentes, mas do mesmo partido: O PSB Pentecoste apoiou Eliane Novaes (PSB) e o “Município que queremos” apoiou Ivo Gomes (PSB). Após as eleições, os dois grupos seguiram com uma série de diálogos em busca de uma aliança em prol da construção de um projeto de futuro para o município. Para as próximas reuniões já serão articulados alguns convites para algumas lideranças políticas que, juntamente com o grupo, poderão ter uma posição bem marcante nas próximas eleições municipais.
Equipe de comunicação do “Município que queremos”.

Posts Relacionados

Cidades de onde nos acessam

produzido por ESG WEB MASTER