Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

Mais uma morte por dengue em Pentecoste

Clique para Ampliar


Secretaria da Saúde do Estado envia carros Fumacê, a fim de combater a transmissão da doença na região

Mais um óbito foi confirmado por Dengue Hemorrágica, o que já contabiliza seis mortes pelo tipo mais agressivo da doença. No total o Estado acumula 19 óbitos, isso porque somam-se a esses, os 13 óbitos causados por dengue com complicação. O município de origem do paciente desta semana é Pentecostes, que está incluso entre as 45 cidades onde o Risco Dengue é tido como Muito Alto, para se ter uma ideia o Índice de Infestação Predial (IIP) do município é 2,71, quando o permitido é menos que um.

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manoel Fonseca, informou que a vítima foi uma mulher de 24 anos, que provavelmente foi infectada pelo vírus tipo 1, o circulante na região. Segundo ele, devido ao alto índice de transmissão da doença na localidade, "na semana passada a Secretaria de Saúde daquele município solicitou apoio, e nós enviamos os carros de Ultra Baixo Volume, que no caso são muito eficientes para eliminar o mosquito adulto".

Fonseca disse ainda, que devem ser feitos cinco ciclos de fumacê na região, a fim de ter um resultado positivo na redução do Aedes Aegypti adulto. Além disso, ele acrescentou que o gestor da saúde de Pentecoste, informou que devem ser contratados médicos, "isso porque existe uma quantidade muito grande de pessoas com suspeita de Dengue".

Os dados do boletim epidemiológico da Sesa, divulgado ontem, apontam que Pentecostes possui 36 casos confirmados da doença, e uma incidência de 94,50 para cada 100 mil habitantes. Fonseca informou, também, que no caso desta cidade, o Risco Dengue foi Muito Alto, pois foi levado em conta tanto o histórico de IIP, como a incidência, que é relativa a quantidade de casos novos pela população da região.

"Quando fazemos o risco dengue para os municípios a densidade demográfica não é primordial, mas sim o levantamento amostral, o que nos diz quantos prédios estão com larva do mosquito", explicou.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Cidades de onde nos acessam

produzido por ESG WEB MASTER