Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Técnicos da FAO Equador e do MDA visitam General Sampaio

Na Quinta-feira (02), o município recebeu a visita de uma missão técnica constituída por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA acompanhado pelo seu delegado no Estado do Ceará o Dr. Francisco Sombra, técnicos do Equador e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO e representantes do núcleo dirigente do Conselho Territorial dos Vales do Curu e Aracatiaçu – CDT.
A missão teve como objetivo visitar as experiências exitosas desenvolvidas no município pelos agricultores familiares com apoio do MDA através do Conselho Territórial dos Vales do Curu e Aracatiaçu - CDT, ou seja, mostrar para eles como os atores locais são envolvidos em torno do conselho e como aconteceu a constituição desta instituição.
A missão foi recebida no município pelo Secretario do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente José do Egito e representantes da sociedade civil que representaram a prefeita Eliene Brasileiro que se encontrava no momento em missão pela Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará – APRECE.
A equipe foi recebida na Fabrica de Ração e o Abatedouro de Frango Caipira onde foi feito uma explanação pelo secretário de toda cadeia produtiva da galinha caipira no Município e no Território e mostrado todo processo de funcionamento das fábricas desde a aquisição de insumos até o funcionamento por completo de todo processo de produção e gestão.
Foi enfatizado para eles que o processo de gestão das fabricas ocorrem através das Associações Comunitárias. E que toda ração produzida hoje é repassada aos agricultores familiares envolvidos na criação de galinha caipira. O frango abatido na fabrica é comprado pela Prefeitura através do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e pelo Programa de Aquisição de Alimento – PAA da companhia Nacional de Abastecimento - CONAB que é repassado as Escolas do Município beneficiando os filhos agricultores familiares.
Após a visitação das fábricas foi visitado um sistema de produção de hortaliças orgânicas, criação de galinha caipira e a produção de peixes no sistema intensivo através da produção de Tilápias em tanques redes voltados todos os sistema produtivos para atender ao agricultor e o piscicultor familiar.
Na ocasião os técnicos da Missão vivenciaram o dia a dia das famílias envolvidas nos sistemas produtivos. E finalmente, voltando à sede do município o Articulador Estadual Dr. Olimpio Queirogo, apresentou juntamente com o coordenador do CDT o senhor Edmundo todo processo de criação, fortalecimento e como ocorre as plenárias do Conselho Territorial dos Vales do Curu e Aracatiaçu, em seguida um debate.
A missão foi encerrada com as falas o Dr Francisco Sombra agradecendo todo apoio do poder publico municipal.

Fonte: PMGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Cidades de onde nos acessam

produzido por ESG WEB MASTER