Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prefeito e vice-prefeito de Itapajé-CE são denunciados por compra de voto

De acordo com denúncia, eles teriam garantido emprego em troca de voto.
MPE afirma que empresa influenciou ilegalmente nas eleições em 2008.
Do G1 CE
imprimir
O Ministério Público Eleitoral do Ceará (MPE) apresenta denúncias ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pede a cassação do prefeito de Itapajé, Francisco Marques Mota, e do vice, José Jonairton Alves Sales. Segundo denúncia do MPE, durante as eleições municipais de 2008 ambos teriam pedido voto em troca de emprego em uma fábrica de calçados que seria instalada no município.
De acordo com funcionários da Prefeitura de Itapajé, o prefeito eleito Francisco Marques ainda não foi notificado das denúncias e não vai comentá-las. O G1 tentou entrar em contato com o prefeito, as ligações não foram atendidas.
O MPE afirma ter registrada filmagem de uma reunião ocorrida entre o proprietário de uma empresa de calçados e pessoas ligadas à candidatura de Francisco Marques. Na reunião, o empresário teria dito que instalaria a indústria “se todos ajudassem a eleger Francisco Marques prefeito novamente”, segundo o MPE. Na ocasião, Francisco Marques foi reeleito.
Ainda conforme a denúncia do MPE, as marcas de calçado teriam atuado “de forma direta e efetiva” na campanha do então candidato a prefeito. O MPE configura o caso com abuso de poder econômico, que teria influenciado diretamente o resultado das eleições.
Na interpretação do Ministério Público Eleitoral, esse é um caso de captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos. “Ao prometer empregos aos presentes àquele reunião, buscaram os promovidos ferir a liberdade do voto de cada eleitor que ali estava, praticamente obrigando-os a acatar as promessas dos requeridos em troca dos tão sonhados empregos”, afirma a procuradoria.


Fonte: G1Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Cidades de onde nos acessam

produzido por ESG WEB MASTER